INF1771 – Inteligência Artificial (2016.2)

Aulas são ministradas na PUC-Rio 13h-15h Terças (L570) e Quintas (L570).

Avaliações:

GrupoNomeGitT1T2T3T4Média Final
Grupo 1Ana Carolinacgalmeida11,07,07,07,08,0
Grupo 1Danillo Nascimentocgalmeida11,07,07,07,08,0
Grupo 1Carloscgalmeida11,07,07,07,08,0
Grupo 2Pedro Brunopabruno13,09,08,59,010,0
Grupo 2Alexandre Maxinsangpabruno13,09,08,59,010,0
Grupo 2Alessandro Falettipabruno13,09,08,59,010,0
Grupo 2Gustavo Aranhapabruno13,09,08,59,010,0
Grupo 3José Paulonaves-thiago12,07,59,58,59,5
Grupo 3Thiago Navesnaves-thiago12,07,59,58,59,5
Grupo 4Lucas Medeirosmaumau2713,010,010,010,010,0
Grupo 4Mauricio Lanamaumau2713,010,010,010,010,0
Grupo 4Rafael Françamaumau2713,010,010,010,010,0
Grupo 5Rafael Cabralrafaelrubim13,010,08,07,59,5
Grupo 5Alexandre Diasrafaelrubim13,010,08,07,59,5
Grupo 6Gabriel Oliveirafelipegus89,58,08,510,09,0
Grupo 6Guilherme Marquesfelipegus89,58,08,510,09,0
Grupo 6Victor Nogueirafelipegus89,58,08,510,09,0
Grupo 6Felipe Viberti
felipegus89,58,08,510,09,0
Grupo 7Clara Scwarcmanguilhermesimas11,510,011,010,010,0
Grupo 7Guilherme Simasguilhermesimas11,510,011,010,010,0
Grupo 8Lucas Gomeslucasgds10,58,08,58,08,5
Grupo 8Miguel Boinglucasgds10,58,08,58,08,5
Grupo 9Leandro Corrêaninofabrizio9,58,08,09,08,5
Grupo 9Nino Tiriticconinofabrizio9,58,08,09,08,5
Grupo 10Felipe Côrtesfelipe-visgou11,56,08,010,09,0
Grupo 10Guilherme Mallutafelipe-visgou11,56,08,010,09,0
Grupo 11Felipe Rochafelipeltr12,012,010,00,08,5

Objetivo da Disciplina:

  • Apresentar os principais conceitos e técnicas de inteligência artificial focando principalmente na aplicação prática destas técnicas.
  • Ao final do curso o aluno deve ser capaz de aplicar os conceitos e técnicas de inteligência artificial na resolução de problemas computacionais, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada técnica.

Tarefas:

Material das Aulas:

Ementa do Curso:

    • 1) Introdução
      • Inteligência Artificial
      • Evolução da Inteligência Artificial
      • Agentes Inteligentes
    • 2) Busca
      • Resolução de Problemas por Meio de Busca
      • Busca Cega
      • Busca Heurística
      • Busca Local
      • Algoritmos Genéticos
    • 3) Lógica
      • Lógica Proposicional
      • Lógica de Primeira Ordem
      • Prolog
    • 4) Planejamento
      • Planejamento de Ordem Parcial
      • Planejamento Não-Determinístico
    • 5) Aprendizado de Máquina
      • Aprendizado Supervisionado
      • Aprendizado Não Supervisionado
      • Aprendizado Por Reforço
  • 6) Inteligência Artificial para Jogos
    • Conceitos
    • Waypoints e Pathfinding
    • Máquinas de Estados para Jogos
    • Outras Técnicas

Bibliografia:

  • Russell, S.; Norvig, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3nd Edition, Prentice-Hall, 2009.
  • Luger, G. Artificial Intelligence: Structures and Strategies for Complex Problem Solving, Addison-Wesley, 2008.
  • Coppin, B. Artificial intelligence illuminated, Jones & Bartlett Learning, 2004.
  • Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.
  • Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000.
  • Nau, Dana S.; Ghallab, Malik; Traverso, Paolo: Automated Planning – Theory and Practice; Morgan Kaufmann Series in Artificial Intelligence; Elsevier, 2004.
  • Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
  • Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.