Relatório COVID-19 16 de Maio de 2020

Seguem dados calculados para a próxima semana 17/05 à 23/05.

Nas últimas duas semanas, a evolução dos dados do “Brasil”  manteve-se próxima ao modelo logístico porém um pouco acima. O ponto de inflexão (topo) foi reajustado para poucos dias à frente, sugerindo datas um pouco mais distantes para o fim da onda atual.

No Rio de Janeiro (capital), há uma variação fora do padrão nos dados de contágio que ocorre no inicio da semana 13/05 à 16/05. Isto pode indicar forte atraso ou subnotificação. A atualização do modelo é prejudicada pela qualidade dos dados divulgados neste período e sugere um encurtamento de poucos dias no andamento da onda atual. É provável que a atualização da próxima semana retorne ao período sugerido pelo modelo projetado na atualização anterior.

O mesmo problema não ocorre nos dados de óbitos, o que reforça que houve algum problema na atualização oficial dos dados de contágios.

Como ler este relatório:

O modelo Exp. (Exponencial – linhas amarela e vermelha) sugere o pior caso, quando os dados duplicam em um curto período de tempo (atualmente aumento de quase 50% por semana).
O modelo Log. (Logístico – linhas azul e verde) sugere a curva atual, com  crescimento e estabilização dos casos. Também demonstra uma faixa mínima e máxima para a quantidade de casos após a estabilidade.
Os pontos representam os dados reais até o momento da atualização do modelo – Vermelhos para contágio e Azul para óbitos.
Os dados para a semana são detalhados na tabela em seguida.
O gráfico em formato de sino representa a mesma informação do modelo logístico – enquanto o modelo logístico apresenta o acumulado o gráfico em formato de sino apresenta os dados absolutos por dia.

* Diferenças positivas indicam que houveram mais casos que o estimado pelo modelo atual.
** As estimativas utilizam dados oficiais publicados (contágios e mortes) e podem não refletir corretamente a realidade futura devido a qualidade das notificações atuais.

Relatório Brasil:

Relatório Município do Rio de Janeiro:

Posted in COVID-19.

Deixe uma resposta