Material para acompanhamento do curso Puc por um semestre (Piues) IUE1503 – Introdução à Programação de Jogos.
Aulas são ministradas na PUC-Rio Sextas (L546).
Objetivo da Disciplina:
- Apresentar os conceitos básicos de programação e de computação em geral.
- Estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático.
- Familiarização com os conceitos fundamentais de programação e desenvolvimento de jogos.
- Exposição ao ambiente universitário, do ponto de vista físico, através da participação às aulas e do ponto de vista acadêmico, através do desenvolvimento de projetos.
Ementa do Curso:
- 1ª Parte: Introdução a Programação
- Resolução de Problemas Lógicos
- Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento
- Introdução à Linguagem de Programação C
- Variáveis e Funções
- Operadores Condicionais
- Operadores de Repetições
- Vetores e Matrizes
- 2ª Parte: Programação de Jogos
- Introdução a Interface Gráfica
- Primitivas Geométricas
- Imagens
- Interação
- Áudio
Lista de Exercícios:
- Lista de Exercícios 01 – Variáveis e Funções
- Lista de Exercícios 02 – Estruturas Condicionais
- Lista de Exercícios 03 – Estruturas de Repetição
- Lista de Exercícios 04 – Vetores e Matrizes
- Lista de Exercícios 05 – Figuras primitivas básicas
- Lista de Exercícios 06 – Usando Imagens e Interação
- Lista de Exercícios 07 – Usando Sprite Sheets e Audio
- Gabarito Lista1 variáveis
- Gabarito Lista1 funções
- Gabarito Lista2
- Gabarito Lista3
- Gabarito Lista4
- Gabarito Lista5
- Gabarito Lista6
- Gabarito Lista7
- Gabarito Projeto SpaceShooter
- Space Shooter PlayLib v1.5 vs2010
Material das Aulas:
- Apresentação da Disciplina
- Aula 01 – Introdução e Resolução de Problemas Lógicos
- Aula 01 – Algoritmos e Introdução à Linguagem C
- Aula 02 – Introdução ao Visual Studio 2010
- Aula 03 – Funções / Estruturas Condicionais
- Aula 04 – Estruturas de Repetição
- Aula 05 – Vetores e Matrizes
- Aula 06 – Configuração da PlayLib / Introdução a PlayLib
- Aula 07 – Usando Imagens e Interação no Playlib
- Aula 08 – Usando Sprite Sheets e Audio no Playlib
Material Adicional:
- Projeto_Base_SpaceShooter_Projeto
- Visual C++ Express 2010
- Visual Studio Express 2015
- PlayLib_V1.4
- Projeto PlayLib_2010 Vazio – Com biblioteca instalada
- Exemplos Playlib
- Manual Piues – Guia do Aluno de Ensino Médio
- Apostila 01 – Introdução à programação
- Apostila 02 – Introdução à linguagem C
- Apostila 03 – Funções
- Apostila 04 – Estruturas Condicionais
- Apostila 05 – Estruturas de Repetição
- Apostila 06 – Manipulação de Arquivos
- Apostila 07 – Vetores
- Apostila 08 – Matrizes
- Apostila 09 – Strings
- Apostila 10 – Aprendendo a Programar em C com PlayLib
Bibliografia:
- Celes, W., Cerqueira, R., Rangel, J.L., Introdução a Estruturas de Dados – Uma introdução com técnicas de programação em C, Ed. Campus, 2004.
- Kernighan, B.W., Ritchie, D.M., C – A Linguagem de Programação – Padrão ANSI, Ed. Campus, 1989.