Aulas são ministradas na UVA 18h20-20h20 Quartas (202)
Material disponível no Portal do Aluno
Objetivo da Disciplina:
- Compreender e analisar problemas computacionais no que diz respeitos aos diversos paradigmas de programação; Conhecer os conceitos de linguagens de programação e compreender seus diferentes paradigmas;
- Utilizar as linguagens de programação considerando o contexto dos problemas a serem solucionados; Melhorar a capacidade critica a respeito das questões praticas relacionadas a utilização das linguagens de programação; Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe
- Ao final do curso o aluno deve ser capaz de aplicar os conceitos para desenvolver trabalhos de programação baseado nos algoritmos lecionados e nas tecnologias disponíveis no laboratório.
Ementa do Curso:
- 1) Conceitos de linguagens de programação
- Introdução às linguagens de programação.
- Evolução das linguagens de programação.
- Classificação das linguagens de programação.
- Implementação de linguagens de programação.
- 2) Sintaxe e semântica de linguagens de programação
- Descrição da sintaxe de uma linguagem.
- Descrição da semântica de uma linguagem.
- Sistemas de tipos
- 3) Principais Paradigmas de Linguagens
- Paradigma de programação imperativo.
- Paradigma de programação orientado a objetos.
- Paradigma de programação funcional.
- Paradigma de programação lógico.
- 4) Tendências em linguagens de programação
- O futuro dos ambientes e linguagens de programação.
- Geração automática de código fonte.
Bibliografia:
- Sebesta, R.; Conceitos de Linguagens de Programação. Bookman Editora, 9ª Edição, 2009.
- Tucker, A.; Normam, R.; Linguagens de Programação – Princípios e Paradigmas. Bookman Editora, 2ª Edição, 2009.
- Scott, M.L. Programming Language Pragmatics, 3rd edition. Morgan Kaufmann, 2009.
- Adesh K.Pandey. Programming Language: Principles and Paradigms. Science Int Ltd, 2008.
- W.F.Clocksin, C.S.Mellish. Programming in Prolog: Using the ISO Standard, 5th edition. Springer, 2003.
- Graham Hutton. Programming in Haskell. Cambridge University Press, 2007.