Aulas são ministradas na PUC-Rio 13h-15h Segundas (L520) e Quartas (L520).
Trabalho 4 – Desafio dos drones
Notas:
Grupo | Componentes | Git | T1 | T2 | T3 | T4 | NF |
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Grupo 1 | Gabriel Araujo | giuducan | 11,0 | 9,0 | 10,0 | 9,0 | 9,8 |
Grupo 1 | Giulia Duncan | giuducan | 11,0 | 9,0 | 10,0 | 9,0 | 9,8 |
Grupo 2 | Fernanda | thiagok00 | 10,0 | 6,0 | 6,0 | 8,3 | 7,6 |
Grupo 2 | Filipo | thiagok00 | 10,0 | 6,0 | 6,0 | 8,3 | 7,6 |
Grupo 2 | Tassio | thiagok00 | 10,0 | 6,0 | 6,0 | 8,3 | 7,6 |
Grupo 2 | Thiago | thiagok00 | 10,0 | 6,0 | 6,0 | 8,3 | 7,6 |
Grupo 3 | Leonardo | leotok | 11,0 | 8,0 | 10,0 | 8,3 | 9,3 |
Grupo 3 | Ilan | leotok | 11,0 | 8,0 | 10,0 | 8,3 | 9,3 |
Grupo 4 | Marcelo | marcelopaulon | 11,5 | 9,5 | 10,0 | 10,0 | 10,3 |
Grupo 4 | Renan | renandafonte | 11,5 | 9,5 | 10,0 | 10,0 | 10,3 |
Grupo 4 | Rodrigo | marcelopaulon | 11,5 | 9,5 | 10,0 | 10,0 | 10,3 |
Grupo 4 | Gabriel Medeiros | marcelopaulon | 11,5 | 9,5 | 10,0 | 10,0 | 10,3 |
Grupo 5 | Lucas E | Lucasepm91 | 10,0 | 10,0 | 10,0 | 8,8 | 9,7 |
Grupo 5 | Cleo | Lucasepm91 | 10,0 | 10,0 | 10,0 | 8,8 | 9,7 |
Grupo 6 | Matheus | MatheusFalcao20 | 11,0 | 9,0 | 10,0 | 8,5 | 9,6 |
Grupo 6 | Jordana | jordanamecler | 11,0 | 9,0 | 10,0 | 8,5 | 9,6 |
Grupo 7 | Samuel | lgiroto | 9,0 | 10,0 | 6,0 | 10,0 | 8,8 |
Grupo 7 | Leonardo G | lgiroto | 9,0 | 10,0 | 6,0 | 10,0 | 8,8 |
Objetivo da Disciplina:
- Apresentar os principais conceitos e técnicas de inteligência artificial focando principalmente na aplicação prática destas técnicas.
- Ao final do curso o aluno deve ser capaz de aplicar os conceitos e técnicas de inteligência artificial na resolução de problemas computacionais, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada técnica.
Ementa do Curso:
- 1) Introdução
- Inteligência Artificial
- Evolução da Inteligência Artificial
- Agentes Inteligentes
- 2) Busca
- Resolução de Problemas por Meio de Busca
- Busca Cega
- Busca Heurística
- Busca Local
- Algoritmos Genéticos
- 3) Lógica
- Lógica Proposicional
- Lógica de Primeira Ordem
- Prolog
- 4) Planejamento
- Planejamento de Ordem Parcial
- Planejamento Não-Determinístico
- 5) Aprendizado de Máquina
- Aprendizado Supervisionado
- Aprendizado Não Supervisionado
- Aprendizado Por Reforço
- 6) Inteligência Artificial para Jogos
- Conceitos
- Waypoints e Pathfinding
- Máquinas de Estados para Jogos
- Outras Técnicas
Bibliografia:
- Russell, S.; Norvig, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach, 3nd Edition, Prentice-Hall, 2009.
- Luger, G. Artificial Intelligence: Structures and Strategies for Complex Problem Solving, Addison-Wesley, 2008.
- Coppin, B. Artificial intelligence illuminated, Jones & Bartlett Learning, 2004.
- Mitchell, T. Machine Learning, McGraw–Hill Science/Engineering/Math, 1997.
- Bratko, I. Prolog Programming for Artificial Intelligence (3rd edition), Addison Wesley, 2000.
- Nau, Dana S.; Ghallab, Malik; Traverso, Paolo: Automated Planning – Theory and Practice; Morgan Kaufmann Series in Artificial Intelligence; Elsevier, 2004.
- Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
- Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.