ENG1000 – Introdução à Engenharia Turma 335 (2015.2)

Material para acompanhamento do curso ENG1000 – Introdução à Engenharia para a turma 33M.
Aulas são ministradas na PUC-Rio Quartas (S23 RDC) e Sextas (L654).

Objetivo da Disciplina:

  • Compreender e ter a vivência do procedimento de tratamento de projetos de engenharia;
  • Ter noções de como gerenciar um projeto de engenharia;
  • Saber redigir um relatório e fazer uma apresentação oral descrevendo um projeto de engenharia;

Ementa do Curso:

  • 1ª Parte: Fundamentos de Game Design
    • Introdução a Game Design
    • Game Design Document
  • 2ª Parte: Introdução a Programação
    • Resolução de Problemas Lógicos
    • Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento
    • Introdução à Linguagem de Programação C
    • Funções
    • Operadores Condicionais
    • Operadores de Repetições
    • Vetores e Matrizes
  • 3ª Parte: Programação de Jogos
    • Introdução a Interface Gráfica
    • Primitivas Geométricas
    • Imagens
    • Interação
    • Áudio
    • Estruturas e Sprites

Lista de Exercícios:

Material das Aulas:


Material p/ Projeto de Jogos:

Sprites:

Músicas:

Ferramentas:

Documentação:

Material Adicional:

Bibliografia:

  • Celes, W., Cerqueira, R., Rangel, J.L., Introdução a Estruturas de Dados – Uma introdução com técnicas de programação em C, Ed. Campus, 2004.
  • Kernighan, B.W., Ritchie, D.M., C – A Linguagem de Programação – Padrão ANSI, Ed. Campus, 1989.
  • Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
  • Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.