Material para acompanhamento do curso ENG1000 – Introdução à Engenharia para a turma 33M.
Aulas são ministradas na PUC-Rio Quartas (S23 RDC) e Sextas (L654).
Objetivo da Disciplina:
- Compreender e ter a vivência do procedimento de tratamento de projetos de engenharia;
- Ter noções de como gerenciar um projeto de engenharia;
- Saber redigir um relatório e fazer uma apresentação oral descrevendo um projeto de engenharia;
Ementa do Curso:
- 1ª Parte: Fundamentos de Game Design
- Introdução a Game Design
- Game Design Document
- 2ª Parte: Introdução a Programação
- Resolução de Problemas Lógicos
- Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento
- Introdução à Linguagem de Programação C
- Funções
- Operadores Condicionais
- Operadores de Repetições
- Vetores e Matrizes
- 3ª Parte: Programação de Jogos
- Introdução a Interface Gráfica
- Primitivas Geométricas
- Imagens
- Interação
- Áudio
- Estruturas e Sprites
Lista de Exercícios:
- Lista de Exercícios 01 – Algoritmos e Variáveis
- Lista de Exercícios 02 – Funções
- Lista de Exercícios 03 – Estruturas Condicionais
- Lista de Exercícios 04 – Estruturas de Repetição
- Lista de Exercícios 05 – Vetores e Matrizes
- Lista de Exercícios 06 – Primitivas Geométricas
- Lista de Exercícios 07 – Utilizando Imagens no Playlib
- Lista de Exercícios 08 – Utilizando Sprites e Áudio
Material das Aulas:
- Apresentação da Disciplina
- Aula 01 – Problemas Lógicos
- Aula 02 – Introdução ao Game Design
- Aula 03 – Game Design Document
- Aula 04 – Introdução à Linguagem C
- Aula 04 – Introdução ao Visual Studio 2010
- Aula 05 – Funções
- Aula 06 – Estruturas Condicionais
- Aula 07 – Estruturas de Repetição
- Aula 08 – Vetores e Matrizes
- Aula 09 – Configuração da PlayLib / Introdução a PlayLib
- Aula 10 – Utilizando Imagens na PlayLib
- Aula 11 – Interação na PlayLib
- Aula 12 – Áudio na PlayLib
- Aula 13 – Estruturas e Sprites
- Aula 14 – Outras Funcionalidades
Material p/ Projeto de Jogos:
Sprites:
- Aula de Estruturas e Sprites
- http://spritedatabase.net
- http://www.spriters-resource.com
- http://opengameart.org
Músicas:
Ferramentas:
- Editor de Sprites: http://charas-project.net/charas2/index.php?lang=en&generator=1
- Editor de Sprites: http://www.mmorpgmakerxb.com/p/characters-sprites-generator
Documentação:
Material Adicional:
- Projeto PlayLib_2010 Vazio – Com biblioteca instalada
- Visual C++ Express 2010 (Instalar apenas o VC++ 2010)
- PlayLib_V1.4
- Lista 07 – Imagem Super Paper Mario
- Lista 07 – Char01Stand256
- Lista 07 – Char01Walk256
- Lista 07 – Personagem Estático
- Lista 08 – Sprites
- Lista 08 – Áudio – Footsteps
- Exemplos Playlib
- Apostila 01 – Introdução à programação
- Apostila 02 – Introdução à linguagem C
- Apostila 03 – Funções
- Apostila 04 – Estruturas Condicionais
- Apostila 05 – Estruturas de Repetição
- Apostila 06 – Manipulação de Arquivos
- Apostila 07 – Vetores
- Apostila 08 – Matrizes
- Apostila 09 – Strings
- Apostila 10 – Aprendendo a Programar em C com PlayLib
Bibliografia:
- Celes, W., Cerqueira, R., Rangel, J.L., Introdução a Estruturas de Dados – Uma introdução com técnicas de programação em C, Ed. Campus, 2004.
- Kernighan, B.W., Ritchie, D.M., C – A Linguagem de Programação – Padrão ANSI, Ed. Campus, 1989.
- Feijo, B,; Clua, E.; Silva, F.: Introdução à Ciência da Computação com Jogos, Rio de Janeiro: Campus/SBC, 2010.
- Millington, I.; Funge, J.: Artificial Intelligence for Games, 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2009.