Material para acompanhamento do curso ENG1000 – Introdução à Engenharia para a turma 335.
Aulas são ministradas Segundas (L270) e Quartas (L256).
Ementa do Curso:
- 1ª Parte: Introdução a Programação
- Resolução de Problemas Lógicos
- Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento
- Introdução à Linguagem de Programação C
- Funções
- Operadores Condicionais
- Operadores de Repetições
- Vetores e Matrizes
- 2ª Parte: Programação de Jogos
- Introdução a Interface Gráfica
- Primitivas Geométricas
- Imagens
- Interação
- Áudio
Lista de Exercícios:
- Lista de Exercícios 01 – Algoritmos e Variáveis
- Lista de Exercícios 02 – Funções
- Lista de Exercícios 03 – Estruturas Condicionais
- Lista de Exercícios 04 – Estruturas de Repetição
- Lista de Exercícios 05 – Vetores e Matrizes
- Lista de Exercícios 06 – Primitivas Geométricas
- Lista de Exercícios 07 – Utilizando Imagens no Playlib
- Lista de Exercícios 08 – Utilizando Sprites e Áudio
Material das Aulas:
- Aula 00 – Apresentação da Disciplina
- Aula 01 – Resolução de Problemas Lógicos / Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento
- Aula 02 – Introdução a Linguagem C
- Aula 03 – Introdução ao Visual Studio 2010 / Funções
- Aula 04 – Estruturas Condicionais
- Aula 05 – Estruturas de Repetição
- Aula 06 – Vetores e Matrizes
- Aula 07 – Configuração da PlayLib / Introdução a PlayLib
- Aula 08 – Exercícios da Lista 06 – Primitivas Geométricas
- Aula 09 – Utilizando Imagens na PlayLib
- Aula 10 – Interação na PlayLib
- Aula 11 – Áudio na PlayLib
Cronograma Projeto de Jogos:
Data | Dia da Semana | Tarefa |
---|---|---|
04/mai/15 | Segunda | Escrever o GDD |
06/mai/15 | Quarta | Apresentar GDD |
11/mai/15 | Segunda | Selecionar/desenhar a arte dos personagens |
13/mai/15 | Quarta | Selecionar/desenhar a arte dos cenários |
18/mai/15 | Segunda | Desenvolver o sistema de controle do jogador (Carro + Pista) |
20/mai/15 | Quarta | |
25/mai/15 | Segunda | Desenvolver sistema de mapas e fases |
27/mai/15 | Quarta | |
01/jun/15 | Segunda | Implementar Menu e detecção de colisão |
03/jun/15 | Quarta | |
08/jun/15 | Segunda | Desenvolver sistema de pontuação |
10/jun/15 | Quarta | |
15/jun/15 | Segunda | Implementar inimigos |
17/jun/15 | Quarta | |
- | - | |
29/jun/15 | Segunda | Apresentacoes |
01/jul/15 | Quarta | Apresentacoes |
Material p/ Projeto de Jogos:
Sprites:
- Aula de Estruturas e Sprites
- http://spritedatabase.net
- http://www.spriters-resource.com
- http://opengameart.org
Músicas:
Ferramentas:
- Editor de Sprites: http://charas-project.net/charas2/index.php?lang=en&generator=1
- Editor de Sprites: http://www.mmorpgmakerxb.com/p/characters-sprites-generator
Documentação:
Material Adicional:
- Projeto PlayLib_2010 Vazio – Com biblioteca instalada
- Visual C++ Express 2010 (Instalar apenas o VC++ 2010)
- PlayLib_V1.4
- Lista 08 – Sprites
- Lista 08 – Áudio – Footsteps
- Lista 07 – Imagem Super Paper Mario
- Lista 07 – Char01Stand256
- Lista 07 – Char01Walk256
- Lista 07 – Personagem Estático
- Apostila 01 – Introdução à programação
- Apostila 02 – Introdução à linguagem C
- Apostila 03 – Funções
- Apostila 04 – Estruturas Condicionais
- Apostila 05 – Estruturas de Repetição
- Apostila 06 – Manipulação de Arquivos
- Apostila 07 – Vetores
- Apostila 08 – Matrizes
- Apostila 09 – Strings
- Apostila 10 – Aprendendo a Programar em C com PlayLib