Pode não ser conhecimento dos mais novos mas, no início dos anos 80, haviam algumas iniciativas de computadores pessoais. Apple II (Apple Computers, 1977), PET (Commodore International, 1977), TRS-80 (Tandy Corporation/Radio Shack, 1977) dominavam o mercado internacional.
![Apple ][](https://augustobaffa.pro.br/site/wp-content/uploads/2021/03/1024px-Apple_II_typical_configuration_1977-300x266.png)
Apple ][

PET

TRS-80
Isso foi possível através do desbravador Altair 8800 (Micro Instrumentation Telemetry Systems, 1975) e seu clone IMSAI 8080 (IMS Associates Inc, 1975). Nosso computador padrão de hoje é descendente direto do IBM PC 5150 que só seria lançado em 1981.

Altair 8800

IMSAI 8800
Até esse momento, a maioria dos hobbistas e entusiastas só haviam visto um computador em revistas ou dentro de universidades e empresas – e estamos falando de outros paises! No Brasil, criou-se a reserva de mercado no governo brasileiro, que incentivou o mercado estratégico de computadores nacionais.
Foi nesse cenário que em 1980 na inglaterra, a Sinclair Radionics – uma empresa que criava dispositivos inovadores porém baratos, criadora da primeira TV de bolso e calculadora de bolso no mercado ocidental – transformou-se na Sinclair Computers. Seu objetivo era exatamente o mesmo: embarcar na tecnologia inovadora do momento porém com um preço baixo e acessível. Isso não apenas permitiu o acesso de grande parte da população ao mundo da informática como também permitiu produzir um computador mais barato mesmo aqui no Brasil.

ZX80

ZX81
Na reserva de mercado, muitas empresas clonaram computadores e venderam o que foi possível: Tivemos clones da Apple (CCE, Unitron, Miamar, Microdigital), Sinclair (Microdigital) e licenças do MSX (aqui pela sharp e gradiente).
Como aprendi a programar e foi meu primeiro computador (e o la de casa tb). Resolvi tentar remontar este computador do zero – todo o projeto. O ZX80 vinha com o esquema do projeto no manual porém o ZX81 implementou boa parte num único chip (raro hoje – não é mais fabricado) para poder baratear o projeto. Neste site (http://searle.x10host.com/zx80/zx80.html), Grant Searle (um inglês entusiasta de projetos de eletronica) descreve o projeto original e a expansão para o ZX81 – mesma expansão que foi usada pela microdigital nos clones iniciais.
Meu objetivo é estudar a eletrônica básica dos computadores e reproduzi-la. Escolhi o ZX80 pelo valor afetivo mas também por ser algo muito simples de entender e reproduzir. Os objetivos do projeto são:
- documentar o processo de forma simples
- desenvolver correções e melhorias
- criar um kit para outros entusiastas
- desenvolver peças secundárias como teclado e case
- documentar e desenvolver expansões dentre as lançadas
- … aprendizado e diversão com toda essa aventura.
Em homenagem ao meu antigo TK82c da Microdigital que proporcionou todo o resto…